História

A criação do núcleo começou com a iniciativa de 3 pessoas em particular, João Romão, Rita Paias e Miguel Ferreira. Sendo que os dois primeiros nomes citados são o Presidente da Federação de Évora e a Coordenadora Concelhia de Évora. O última pessoa citada é um militante base que tem a sua residência na área da Federação Regional do Oeste e que é aluno da Universidade de Évora.

Nos dias a seguir a um comício das Eleições Europeias 2014, em Évora, o projecto da criação começa a ter os seus primeiros contornos, é durante a primeira semana de Junho de 2014, que durante uma reunião da concelhia de Évora se dá o passo que faltava, passar das palavras aos actos e começar a contactar eventuais militantes para fazerem parte da estrutura.

Após os contactos e um processo de recolha de assinaturas, os documentos necessários para a criação do NES UÉ são entregues na sede nacional da Juventude Socialista. O núcleo tem como data oficial de nascimento no dia 18 de Julho de 2014 e é composto por António Dias, Teresa Severino, Hugo Machavel, Miguel Ferreira e Emanuel Conde.

No dia 25 de Fevereiro de 2014 são as segundas eleições do NES U. Évora e é eleito Coordenador, o camarada Ludgero Glórias, natural de Redondo.

Em 2017, no dia 23 de Fevereiro, realizam-se as terceiras eleições do NES U. Évora e é reeleito Coordenador, o camarada Ludgero Glórias.


A história é curta e não data de acontecimentos já distantes mas é algo que merece ser recordado, é uma boa iniciativa e caso as pessoas acima descritas e outros intervenientes não tivessem essa força de vontade o núcleo não seria possível.